Banco Português de Fomento
SPGMSPGM

SPGM – Sociedade de Investimento

Quem somos?

A SPGM – Sociedade de Investimento, S. A., é a entidade coordenadora do Sistema Português de Garantia Mútua, 
que tem por missão apoiar as Micro, Pequenas e Médias Empresas nacionaisprestando-lhes todas as garantias necessárias ao desenvolvimento da sua atividade, tornando mais fácil o acesso ao financiamento e o cumprimento de responsabilidades contratuais, em condições de preço e de prazo muito competitivas e de forma célere.


Sistema Português de Garantia Mútua

Cabe à SPGM representar e promover a divulgação do Sistema Português de Garantia Mútua, seus benefícios e produtos, junto do ecossistema empresarial português, contribuindo para que todas as empresas possam ter acesso a financiamento e com isso investir em novos produtos, novos mercados, novas tecnologias, ser mais competitivas e crescer de forma sustentável.


O Sistema Português de Garantia Mútua assenta em três pilares:
  • Sociedades de Garantia Mútua (SGM), que prestam garantias a favor das Pequenas e Médias Empresas (PME) ou entidades representativas destas;
  • Um fundo nacional de "resseguro”, que cobre parte do risco das SGM, alavancando a sua capacidade de apoio às PME. Este mecanismo, dotado com fundos públicos, denomina-se Fundo de Contragarantia Mútuo (FCGM);
  • Uma entidade "coordenadora” de todo o sistema, que gere o FCGM e dinamiza quer a criação e desenvolvimento das SGM, quer a imagem do produto garantia mútua em favor das PME, ao mesmo tempo que presta diversos serviços não operacionais a todas as entidades do Sistema, sob a lógica de um centro de serviços partilhados. Essa entidade é a sociedade piloto inicial, a SPGM – Sociedade de Investimento, S. A., que funciona, na prática, como holding do Sistema.
The video has been disabled. Please accept marketing-cookies to enable it.

Para que existimos?

Tornar a dimensão das empresas menos relevante na obtenção de crédito
Garantir as melhores condições financeiras (preço e prazo)
Tornar mais fácil e rápido o acesso ao financiamento
Assegurar o bom cumprimento de obrigações perante terceiros
Reduzir a necessidade de garantias reais


The video has been disabled. Please accept marketing-cookies to enable it.