English

CV GARANTE INSTALA-SE EM CABO VERDE EM 2013

A Sociedade de Garantia Mútua (CV Garante) vai iniciar atividade em Cabo Verde ainda este ano, contará com o apoio de congénere portuguesa e terá 907 mil euros de capital social, afirmou o presidente da assembleia constituinte.
José Fernando Figueiredo, falava à imprensa à margem da assembleia para a formalização da sociedade, que tem como um dos acionistas a Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua (SPGM), e explicou que a nova entidade visa a promoção empresarial e o desenvolvimento de a economia de Cabo Verde.


ver ++

AECM reelege José Fernando Figueiredo como Presidente


José Fernando Figueiredo, presidente da SPGM e das quatro sociedades de garantia mútua portuguesas, continuará à frente da associação europeia do sector por mais dois anos.

Na última assembleia geral, realizada há dias em Roma, o dirigente português foi reeleito, pela quarta vez e por unanimidade, presidente da AECM – Associação Europeia de Garantias, organização representativa dos 40 operadores financeiros de 21 países da UE, Rússia, Turquia e Montenegro.

“A minha reeleição traduz o reconhecimento internacional do sistema português de garantia mútua. É sobretudo por isso que me sinto gratificado. A nossa experiência tem servido a muitos países, como é o caso de Cabo Verde, que está a arrancar com a garantia mútua como solução facilitadora do investimento, e é hoje um caso de estudo a nível europeu”, comentou o reeleito presidente da AECM, cujas associadas respondem globalmente por cerca 80 mil milhões de euros em garantias, assegurando, assim,150 mil milhões de euros de crédito às quase três milhões de PME beneficiárias.

ver ++

PRESIDENTE DO FEI EM PORTUGAL
O presidente do Fundo Europeu de Investimento, Richard Pelly, acredita que "Portugal tem boas ideias, bons emprendedores e projetos inovadores que ajudarão o país a retomar o caminho da recuperação" (in Diário Económico).
Richard Pelly defende ainda que "garantir empréstimos dos bancos portugueses a PME ajuda a reduzir problema de falta de crédito à economia" (in Jornal de Negócios).
ver ++

GARANTIA MÚTUA VIABILIZOU QUASE 18 MIL EMPRÉSTIMOS A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS
Nos últimos cinco anos letivos, o sistema nacional de garantia mútua, gerido pela SPGM – Sociedade de Investimento, viabilizou o financiamento dos estudos a 17.750 alunos matriculados em instituições portuguesas de ensino superior. O montante contratado desde a criação dos empréstimos a estudantes com garantia mútua, em 2007/2008, ascende a mais de 202 milhões de euros, dos quais foram já efetivamente utilizados quase 138 milhões.
ver ++

QUASE 17% DAS PME PORTUGUESAS BENEFICIARAM JÁ DA GARANTIA MÚTUA














Quase 17% das cerca de 350 mil micro, pequenas e médias empresas portuguesas são mutualistas e usufruíram já da garantia mútua nos seus negócios. Segundo os relatórios de gestão de 2011 da SPGM – Sociedade de Investimento, SA e de cada uma das quatro sociedades de garantia mútua (SGM) que operam em Portugal, até ao final do ano passado 59 mil empresas portuguesas tinham concretizado pelo menos um investimento ou acedido ao crédito recorrendo à garantia mútua.
ver ++

SGM ABRE CANDIDATURAS À PME CRESCIMENTO
O Sistema Nacional de Garantia Mútua anunciou a abertura a partir do dia 16 de Janeiro do processo de candidaturas à nova linha de crédito PME Crescimento, direcionada para asmicro, pequenas e médias empresas e a que corresponde um montante global de 1,5 mil milhões de euros.
ver ++

IMPACTO DO SISTEMA DE GARANTIA MÚTUA NA ECONOMIA PORTUGUESA
O Sistema Nacional de Garantia Mútua tem permitido às empresas portuguesas, em especial às PME, o acesso ao financiamento com prazos adequados aos ciclos de exploração das suas actividades e à realização dos investimentos necessários ao seu desenvolvimento.
ver ++

EMPRESAS DO PROGRAMA PME INVESTE BENEFICIAM DE CARÊNCIA
A partir de 15 de Setembro de 2011, as empresas que contraíram empréstimos no âmbito do programa PME Investe podem pedir uma extensão por 12 meses do crédito, procedendo, durante esse período, apenas ao pagamento dos juros, que serão calculados com base numa nova taxa, e sem qualquer reembolso de capital.
ver ++

GARANTIA MÚTUA RELANÇA ECONOMIA DA MADEIRA
O presidente da SPGM, José Fernando Figueiredo, assinou com a Vice-Presidência do Governo Regional da Madeira o protocolo da nova "Linha de Crédito Bonificado para Micro e Pequenas Empresas da Madeira II".
ver ++

SPGM FAZ-SE OUVIR EM FÓRUM MUNDIAL
O presidente da SPGM, José Fernando Figueiredo, foi um dos oradores convidados do Fórum do Desenvolvimento dos Sectores Privado e Financeiro que recentemente se realizou em Washington.
ver ++

EXPORT INVESTE ESTIMULA INTERNACIONALIZAÇÃO
O Sistema Nacional de Garantia Mútua irá garantir o acesso a uma nova linha de crédito especialmente vocacionada para as empresas portuguesas exportadoras de equipamentos e produtos com ciclos longos de produção (até 18 meses), como é por exemplo o caso do sector de moldes, maquinarias e software.
ver ++

JOSÉ FERNANDO FIGUEIREDO RELATOR
NO "CONGRESSO DAS EXPORTAÇÕES"
O “Congresso das Exportações” realizado a 8 de Fevereiro, no Europarque, em Santa Maria da Feira, contou com a presença do Primeiro-Ministro José Sócrates que anunciou a criação de uma nova iniciativa de 275 milhões de euros para aumentar as exportações de produtos com ciclos longos de produção, visando apoiar necessidades de financiamento e cobertura de riscos.
ver ++

GARANTIA MÚTUA CONTINUA A ALAVANCAR AS EMPRESAS

O 4º Fórum Empreendedorismo decorreu, no CNEMA, em Santarém, no passado dia 23 de Novembro, sob o signo do estímulo à economia e do apoio às empresas.
O encontro, organizado pela SPGM e pelas Sociedades de Garantia Mútua, denominado “O mundo das PME face à evolução do mercado global”, contou com a presença de cerca de mil participantes, sendo o fórum mais participado de sempre. Suplemento DE

ver ++

GARANTIA MÚTUA AUMENTA CAPITAL SOCIAL
A Lisgarante e a Garval, duas das quatro sociedades operacionais do sistema nacional de garantia mútua, aumentaram o seu capital social para 50 milhões de euros, enquanto a Norgarante aumentou o seu capital social para 65 milhões.
ver ++

CRÉDITO COM GARANTIA MÚTUA JÁ BENEFICIOU MAIS DE 17 MIL ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
Em menos de cinco anos letivos, o sistema nacional de garantia mútua viabilizou a concessão de crédito a 17.236 estudantes portugueses do ensino superior. Em valor, o montante global dos contratos firmados por estudantes de licenciaturas, mestrados, pós-graduações ou de especialização tecnológica ao abrigo deste tipo de empréstimos chegava aos 196,8 milhões de euros no final de março.
ver ++
ActualidadesApoiamos
Mapa do Site  |  Preçário  |  Ficha Técnica  |  Aviso Legal