English

REDE MUNDIAL REFORÇA ATUAÇÃO DA INDÚSTRIA DE GARANTIAS PARA PME
As instituições de garantia de crédito para Pequenas e Médias Empresas (PME) vão passar a dispor de uma rede global, informal e ‘web based’, para aumentar a sua capacidade de interlocução junto de governos, bancos centrais, organismos multilaterais, agências públicas e banca comercial.

ver ++

SUCESSÃO NAS EMPRESAS FAMILIARES REQUER APOIOS
Na Europa, o processo de sucessão nas empresas familiares demora nove anos e meio, em média, a preparar e executar. É muito tempo e pode constituir uma ameaça à prossecução do negócio, potenciando as situações de atrito no seio da família. É por isso que se justifica a existência de um “Chief Emotional Officer” nessas empresas, que em número ultrapassam os 40 milhões só no velho continente.

ver ++

INSTITUIÇÕES DE GARANTIA MÚTUA DE TODO O MUNDO REÚNEM-SE NO PORTO
Três centenas de líderes e responsáveis de instituições de garantia de crédito para Pequenas e Médias Empresas (PME) da Europa, América, África e Ásia reuniram-se em Portugal, na cidade do Porto, entre 22 e 24 de junho, para acolher a Conferência Anual da Associação Europeia de Garantia Mútua e o Fórum Global dos Líderes das Entidades de Garantia de Crédito para PME.
ver ++

PRESIDENTE DA SPGM NA RTP2 REALÇA PAPEL DA GARANTIA MÚTUA
Na qualidade de presidente da SPGM, José Fernando Figueiredo, foi entrevistado no programa Página 2, da RTP2, na antevéspera do início do Encontro Anual da AECM - Associação Europeia de Garantia Mútua, que em 2016 decorreu no Porto, entre 23 e 24 de junho.

ver ++

CONFERÊNCIA ANUAL DA ASSOCIAÇÃO EUROPEIA DE GARANTIA MÚTUA |PORTO 2016
A cidade do Porto foi o local eleito para acolher a Conferência Anual da Associação Europeia de Garantia Mútua e o Fórum Global dos Líderes das Entidades de Garantia de Crédito para PME, que irão decorrer no Porto Palácio Hotel, de 21 a 25 junho de 2016. São esperadas mais de 250 pessoas, representantes de Entidades de Garantia, de cerca de 30 países, dos vários continentes.

ver ++

CV GARANTE INSTALA-SE EM CABO VERDE EM 2013
A Sociedade de Garantia Mútua (CV Garante) vai iniciar atividade em Cabo Verde ainda este ano, contará com o apoio de congénere portuguesa e terá 907 mil euros de capital social, afirmou o presidente da assembleia constituinte.
José Fernando Figueiredo, falava à imprensa à margem da assembleia para a formalização da sociedade, que tem como um dos acionistas a Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua (SPGM), e explicou que a nova entidade visa a promoção empresarial e o desenvolvimento de a economia de Cabo Verde.

ver ++

PRESIDENTE DO FEI EM PORTUGAL
O presidente do Fundo Europeu de Investimento, Richard Pelly, acredita que "Portugal tem boas ideias, bons emprendedores e projetos inovadores que ajudarão o país a retomar o caminho da recuperação" (in Diário Económico).
Richard Pelly defende ainda que "garantir empréstimos dos bancos portugueses a PME ajuda a reduzir problema de falta de crédito à economia" (in Jornal de Negócios).
ver ++

GARANTIA MÚTUA VIABILIZOU QUASE 18 MIL EMPRÉSTIMOS A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS
Nos últimos cinco anos letivos, o sistema nacional de garantia mútua, gerido pela SPGM – Sociedade de Investimento, viabilizou o financiamento dos estudos a 17.750 alunos matriculados em instituições portuguesas de ensino superior. O montante contratado desde a criação dos empréstimos a estudantes com garantia mútua, em 2007/2008, ascende a mais de 202 milhões de euros, dos quais foram já efetivamente utilizados quase 138 milhões.
ver ++

AECM REELEGE JOSÉ FERNANDO FIGUEIREDO COMO PRESIDENTE
José Fernando Figueiredo, presidente da SPGM e das quatro sociedades de garantia mútua portuguesas, continuará à frente da associação europeia do sector por mais dois anos.

Na última assembleia geral, realizada há dias em Roma, o dirigente português foi reeleito, pela quarta vez e por unanimidade, presidente da AECM – Associação Europeia de Garantias, organização representativa dos 40 operadores financeiros de 21 países da UE, Rússia, Turquia e Montenegro.

ver ++
ActualidadesApoiamos
Mapa do Site  |  Preçário  |  Ficha Técnica  |  Aviso Legal  |  Governo da Sociedade